Canadá adota renda básica em Ontário

A medida de fornecer para a população uma quantia em dinheiro não vem de uma maneira espontânea, já que outros países como Finlândia e Holanda já adotaram, como também os Estados Unidos.

O que realmente importa são as consequências, tanto positivas, quanto negativas dessa medida, já que entregar dinheiro nas mãos das pessoas pode trazer conformidade demais, mas também reduz pobreza e precariedade na vida dessas pessoas, além de incentivar as pessoas a trabalharem, tirando elas de um ciclo de pobreza que ela estaria inserido por trabalhar apenas para se manter e nunca conseguir melhorar de vida, trazendo uma contradição de uma certa maneira, podendo variar de pessoa para pessoa o que pode acontecer, de fato.

O valor de 17 á 25 mil dólares canadenses por ano, que está entre 40 e 50 mil reais, prevê atingir um público-alvo de pessoas entre 18 e 64 anos, além de pessoas que ainda trabalham e participam ou participarão, terão um abatimento de 50% dos seus salários, mas outros benefícios ficam, como pensões e seguro-desemprego.

Uma análise que se pode ter é que para um país fornecer um projeto desses, precisa estar com sua economia em dia, sem que haja maiores conflitos com pessoas que não poderão receber o benefício e também não faltar para setores da população em que cedem serviços importantes, como saúde e educação, entendendo-se também que essas condições de vida que são renovadas com o projeto, reduz os índices de doenças, já que a população poderá ir em uma farmácia e comprar o remédio diretamente. Uma dificuldade, por exemplo, de aplicar um projeto desse tipo seria um capital inicial, mas ao longo dos anos, isso foi se facilitando.

No Brasil, a renda básica de cidadania, instituída por lei, foi aprovada e sancionada pelo governo Lula, mas não chegou a ser regularizada e implementada. Se fosse aplicado no Brasil, o que poderia acontecer? Será que o mesmo que aconteceu em outros países? Fica a indagação, levando a uma reflexão.

Fonte: http://outras-palavras.net/outrasmidias/?p=460476 http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/finlandia-prepara-se-para-a-renda-cidada/

Postado por: Marco Chrystian

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s