Sobre o OPP

OPP LOGO

Observatório de Políticas Públicas

Universidade Federal do Ceará
Pró-reitoria de Extensão

     O  Observatório de Políticas Públicas é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, compreendendo várias áreas do conhecimento, com a participação de professores, alunos e funcionários, nos diversos Centros e Faculdades. Tem como finalidades o aprimoramento do processo de planejamento e da concepção e implementação das políticas públicas no Ceará; o estímulo à cultura da avaliação voltada para o controle social na implementação das políticas públicas e na aplicação dos recursos públicos; a construção de uma esfera pública para o debate e a participação relacionados à problemática social, envolvendo a universidade, a sociedade e o poder público; e a melhoria das condições de vida da população cearense.

     O Observatório procura cumprir assim um papel importante como um instrumento de controle social das políticas públicas, à disposição da sociedade. Para os gestores públicos, o acompanhamento e a avaliação externas poderão proporcionar subsídios que permitam, se for o caso, uma melhor qualificação de suas formulações no futuro. Já para a Universidade, proporciona-se a abertura de um amplo campo de pesquisa e de estreitamento de seus vínculos com a sociedade. Do mais, prima-se  para que suas atividades se desenvolvam em sintonia com a autonomia acadêmica, em conjunto com outras instituições interessadas na compreensão das causas que aprofundam a questão social na atualidade. 

     Por fim, pela sua natureza, abrangência, poder de articulação e significado, como também funcionalidade sistêmica, o OPP condiz com o propósito maior de contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado e para o aprofundamento da democracia e da cidadania.

Facebook: https://www.facebook.com/OPPUFC
Perfil do google+: https://plus.google.com/100856302101595131869/posts?hl=pt-BR
Página do google+: https://plus.google.com/107764502449346739114/posts

 
Anúncios

Espaço de fortalecimento do controle social assente em informações, estudos, pesquisas e debates que suscitem análises críticas e propositivas quanto as políticas públicas no Ceará e no Brasil.