Manuais e Publicações

 

 

 

A violência letal no país é um tema que deveria ser prioritário para as políticas públicas. Apenas em 2014, segundo os registros do Ministério da Saúde, 59.627 pessoas sofreram homicídio no Brasil. A compreensão do fenômeno e de suas causas, bem como o acompanhamento das dinâmicas em suas diversas faces e a mobilização para a mitigação do problema são tarefas contínuas, que devem envolver não apenas autoridades, mas toda a sociedade civil.

A incidência do fenômeno dos homicídios ocorre de maneira heterogênea no país não apenas no que diz respeito à dimensão territorial e temporal, mas no que se refere às características socioeconômicas das vítimas. Pelas informações disponíveis, a partir de 2008 parece que se alcançou um novo patamar no número de mortes, que tem evoluído de maneira bastante desigual nas unidades federativas e microrregiões do país, atingindo crescentemente os moradores de cidades menores no interior do país e no Nordeste, sendo as principais vítimas jovens e negros.

The world gross product is projected to grow by a mere 2.4 per cent in 2015, a significant downward revision from the 2.8 per cent forecast in the World Economic Situation and Prospects as of mid-2015. More than seven years after the global financial crisis, policymakers around the world still face enormous challenges in stimulating investment and reviving global growth. The world economy has been held back by several major headwinds: persistent macroeconomic uncertainties and volatility; low commodity prices and declining trade flows; rising volatility in exchange rates and capital flows; stagnant investment and diminishing productivity growth; and a continued disconnect between finance and real sector activities. A modest improvement is expected to start next year, with global growth reaching 2.9 per cent and 3.2 per cent in 2016 and 2017, respectively. The anticipated timing and pace of normalization of the United States monetary policy stance is expected to reduce some policy uncertainties, while preventing excessive volatility in exchange rates and asset prices. While the normalization will eventually lead to higher borrowing costs, rising interest rates should encourage firms to increase investments in the short run. The improvement in global growth is also predicated on easing of downward pressures on commodity prices, which should encourage new investments and lift growth, particularly in commodity-dependent economies.

 

Organizadores: André Calixtre  & Fábio Vaz

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014 mostrou que a realidade brasileira permanece em franco processo de mudança social, mesmo observando já turbulências na conjuntura econômica em 2014, mostradas pelo aumento da taxa de desemprego logo em setembro daquele ano.

Acesse o link e visualize a nova Divisão Político-Administrativa Regional do Ceará.

  • POR UM BRASIL JUSTO E DEMOCRÁTICO

Construir um Brasil justo e democrático requer consensos em torno de um projeto de desenvolvimento nacional.
Este documento apresenta subsídios nesse sentido e alerta que o ajuste regressivo em curso não caminha nessa
direção.

O documento é dividido em dois volumes:

Mudar para sair da crise – Alternativas para o Brasil voltar a crescer (Vol. I)

O Brasil que queremos – Subsídios para um projeto de desenvolvimento nacional (Vol. II) 

Esta 23ª edição do boletim Políticas sociais: acompanhamento e análise (BPS) reafirma o compromisso da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea de apresentar, a cada ano, um panorama amplo e variado das ações desenvolvidas pelo governo federal nos principais setores que formam o campo social da política pública: previdência social, assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho, desenvolvimento rural, igualdade racial e igualdade de gênero.

Os indicadores fornecem subsídios para o acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama abrangente de informações necessárias ao conhecimento da realidade do País, ao exercício da cidadania e ao planejamento e formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Clique AQUI e faça o download do arquivo  em .PDF

Site que possui uma plataforma voltada para consulta de diversos dados acerca dos municípios como IVS, mais 85 indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e desenvolvimento humano, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 2000 e 2010.

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) apresenta o Manual Orçamento e Direitos, escrito com o objetivo de orientar processos de formação, referenciados em educação popular, …

Saiba o que pode ou não ser feito numa greve.

Reconhecido como programa mais inovador da América Latina pelo ALAS/BID, o Primeiríssima Infância agora está disponível online para você baixar e desenvolver em sua cidade ações transformadoras de atenção a crianças de 0 a 3 anos.

O Instituto da Infância-IFAN, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância-UNICEF, coloca à disposição dos municípios um Guia com dicas para desenvolver e acompanhar ações sobre o atendimento do educar e do cuidar…

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) publica o IPECE CONJUNTURA – Boletim da Conjuntura Econômica cearense, referente aos resultados do 2 º trimestre de 2015.

Este capítulo tem como principal objetivo mostrar o coeficiente de Gini que é um dos principais índices de desigualdade utilizados.

O livro Perfil Populacional do Ceará pretende caracterizar os grupos populacionais mais vulneráveis a partir de uma análise comparativa de indicadores socioeconômicos, tanto comparando com os outros estados brasileiros, como a evolução no período de 1998 a 2008.

A partir da necessidade de se identificar os municípios mais vulneráveis decorrentes dos problemas advindos das irregularidades climáticas foi criado o Índice Municipal de Alerta (IMA), que consiste em um instrumento que disponibiliza informações confiáveis pertinentes às áreas de meteorologia, produção agrícola e assistência social, de forma que, devidamente analisadas, permitam a adoção de ações voltadas para soluções temporárias e permanentes nestas localidades.

Anúncios

Espaço de fortalecimento do controle social assente em informações, estudos, pesquisas e debates que suscitem análises críticas e propositivas quanto as políticas públicas no Ceará e no Brasil.