Projeto da Transparência Brasil: “Tá de Pé”

descricao-imagem

Por, Bárbara Pagotto

O motivo do meu contato é apresentar o mais recente projeto da ONG Transparência Brasil (https://www.transparencia.org.br), que consiste no lançamento de um aplicativo, e pedir a sua ajuda para nos ajudar a testá-lo!

A Transparência Brasil é uma organização independente da sociedade civil, que tem como missão a busca da integridade do poder público, sobretudo por meio do aumento da informação disponível aos cidadãos. Ao longo dos últimos 17 anos temos realizado projetos voltados para monitoramento das instituições públicas e advocacy. Um dos nossos projetos atuais é o “Tá de Pé”, ganhador do Desafio Google de Impacto Social 2016 pelo voto popular.

O “Tá de Pé” é um aplicativo móvel de fiscalização de obras de escolas e creches municipais financiadas pelo Governo Federal. Por meio dessa ferramenta, os cidadãos veem onde há obras próximas de escolas e creches públicas e podem ir até o local para enviar fotos do andamento da construção. Esses dados coletados por cidadãos são avaliados por engenheiros e, se forem verificados indícios de atraso em relação ao cronograma oficial, a Transparência Brasil entra em contato com a Prefeitura para que ela possa responder ao cidadão e informar a data de entrega da escola.Tudo isso de forma anônima e segura.

Além de ser uma ferramenta de controle social, o Tá de Pé é também um instrumento de comunicação pelo qual a administração pública pode responder às demandas de seus cidadãos.

Esse aplicativo encontra-se em fase de teste e, para que ele possa ser lançado, nós precisamos de parceiros que possam testar o aplicativo e nos contar a sua experiência – se houve algum problema, se foi fácil de usá-lo, se tem alguma sugestão. Em Fortaleza existem cerca de 60 obras de escolas ou creches públicas que podem ser monitoradas pelo Tá de Pé. Por isso, precisamos de pessoas que possam ir até uma dessas obras realizar uma vistoria. O processo é muito simples:

1. Baixe o aplicativo (já disponível no Play Store); https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.tadepe

2. Localize uma obra que está próxima de sua região,

3. Vá até o local e tire fotos com o aplicativo.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

A realização de vistorias nessa fase de teste é muito importante para que possamos aprimorar o aplicativo e corrigir qualquer falha que possa ocorrer. Se você deseja colaborar com esse projeto e tem disponibilidade de ir até uma obra, pedimos apenas que baixem o aplicativo e o utilize em seu município.

Para maiores informações sobre o Tá de Pé, acessem nosso site em: https://www.transparencia.org.br/projetos/tadepe

Caso tenham alguma dúvida ou queiram saber mais como testar o aplicativo, por favor entre em contato.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s