Conferência especial “A Rede RUTE e o Teleensino em Saúde”,

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC) realiza, dia 24 de novembro, às 8h (horário local), a conferência especial “A Rede RUTE e o Teleensino em Saúde”, ministrada pelo Coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Prof. Dr. Luiz Ary Messina.

O evento integra uma reunião entre representantes (gestores e coordenadores) da Faculdade de Medicina da UFC (FAMED), do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e do NUTEDS. A ideia é apresentar a Rede RUTE, abordando aspectos relacionados aoTeleensino na área da saúde, especialmente por meio dos chamados Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs).

Os SIGs são uma iniciativa fomentada pela Rede RUTE para promoção de debates, discussões de caso e até aulas à distância, por videoconferência ou webconferência, atendendo várias especialidades e subespecialidades médicas e estimulando a integração e a capacitação entre profissionais de saúde em diferentes níveis de formação profissional.

Como participar?
A conferência marca dois momentos simultâneos: a reunião presencial, que acontece na sede do NUTEDS/UFC, mais a webconferência, aberta ao público em geral. Interessados podem acessar pelo link: http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc. Basta entrar como convidado, colocar o nome e acessar a sala virtual. Lá, é possível acompanhar as discussões, visualizar o conteúdo e participar do debate da reunião e da webconferência, que acontecem concomitantemente.

Além do encontro presencial no Núcleo e da sala virtual aberta, serão instalados pontos de acesso à webconferência em espaços do HUWC, da FAMED e da MEAC, de modo que os demais profissionais, professores e alunos dessas instituições possam acompanhar as discussões em tempo real.

Sobre a Rede RUTE
A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em Telemedicina em universidades públicas e Hospitais Universitários (HUs), estimulando a colaboração entre os parceiros, por meio de vídeo e webconferência, com palestras, educação permanente, Segunda Opinião Formativa e teleconsultas.

A Rede traz impactos positivos nos serviços médicos já existentes no país, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo que diminuem a carência de especialistas e proporcionam treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s