A promoção da desigualdade regional

Por: Érico Firmo

O modelo de crescimento econômico brasileiro sempre foi concentrador de riqueza e historicamente favorece as regiões mais ricas. Deveria ser o contrário. O Governo Federal deveria ser instrumento de superação da desigualdade entre regiões. Na atual renegociação da dívida dos Estados, o governo Michel Temer (PMDB) tem dado passos além na concentração.

A renegociação favorece, basicamente, os estados mais endinheirados. Já têm mais riquezas, mais indústrias. E, também, maiores dívidas. Observe-se o tamanho da disparidade entre regiões: não bastasse terem mais recursos, gastaram mais. Como têm mais acesso a crédito, endividaram-se mais. E, agora, têm mais ajuda federal. Arrecadação de todos os estados financia a dívida dos mais ricos. Robin Hood às avessas.

Rio de Janeiro quebrou. Rio Grande do Sul vem quebrado há anos. São Paulo e Minas Gerais completam a lista dos mais endividados. O maior PIB brasileiro está aí. E os governos estão indo à bancarrota. Nos casos de Minas e São Paulo, são estados cujos governos têm grife de referência administrativa.

O Ceará, por outro lado, é exemplo de estado em que as contas estão mais arrumadas. Há décadas é assim. Há o aspecto pedagógico. Está sendo premiado o erro e punido o acerto. Quem controlou as despesas, evitou gastar demais, percebe agora que fez bobagem. Melhor teria sido meter o pé na jaca nas finanças públicas. Por viria o socorro da União.

Existe problema concreto do setor público. As dívidas governamentais precisam mesmo ser equacionadas. É interesse coletivo. O problema é quando se usa o dinheiro de todos em favor dos mais ricos. E não se compensa com nada os mais pobres. Quem se endividou fez bom negócio.

UMA NO CRAVO

O Metrofor prepara a contratação de 148 profissionais, com o que passará a ter horário decente de funcionamento. Hoje, o metrô de Fortaleza começa a circular às 7 horas, tarde demais para quem precisa se deslocar entre Capital e municípios vizinhos a tempo de começar o expediente às 8 horas. E para de circular às 19 horas. Curta margem para quem sai do trabalho ou da aula às 18 horas ou mesmo depois disso. Ainda mais considerando o longo tempo de espera pelo metrô. Com as contratações, haverá horário mínimo condizente com transporte coletivo: 5h30min às 23 horas.

O Metrofor começou a circular em junho de 2012. Ficou em fase de testes por mais de dois anos. Operação comercial começou em outubro de 2014. No último mês de julho, começou a fase de testes da bilhetagem eletrônica. O cronograma do metrô caminha a passos lentos, com avanços de dois em dois anos.

Com a bilhetagem eletrônica, Fortaleza começa a ter uma linha de metrô mais próxima de padrões aceitáveis de operação. Falta reduzir o tempo de espera pelos trens.

Quem mora no eixo central da Cidade menospreza a linha do Metrofor. Não lhes serve. E está mesmo longe de ser o ideal, pois o sistema de transporte é melhor quanto mais capilarizado e integrado for. Entretanto, a Linha Sul (Pacatuba-Fortaleza, via Maracanaú) e a Linha Oeste (Caucaia-Fortaleza) atende o principal fluxo de passageiros que se desloca entre a Capital e os maiores municípios da Região Metropolitana. É pouco, mas atende a enorme quantidade de pessoas.

UMA NA FERRADURA

Enquanto se vive expectativa de a operação do metrô ter horário ampliado, vem a notícia de que, no feriado de segunda-feira, as linhas Sul e Oeste não irão operar. Como disse, é o principal meio de circulação de muita gente entre grandes municípios da Região Metropolitana. As pessoas não se deslocam apenas em dias úteis. Querem visitar parentes, passear.

Fonte: O Povo

Por: Brenno.

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