XII Encontro Nacional de Economia da Saúde – Crise: Como financiar o SUS?

Link do evento: http://www.2016.abresbrasil.org.br/

Salvador, 24, 25 e 26 de agosto de 2016.

 

Informações sobre submissão de trabalhos e pôsteres

 

1 – Prazos

Atividade

Data Limite

Envio dos resumos

Entre 15 de maio e 15 de junho 2016

Divulgação dos resultados – estimativa

01 de julho de 2016

Envio dos textos completos para apresentação oral e dos pôsteres.

30 de julho de 2016

Inscrições on-line

A partir de 01 de julho a 15 de agosto de 2016

 

2 – Para onde enviar: abressaude@gmail.com

 

3 – Normas para os resumos

No momento do envio dos resumos dos trabalhos, o proponente deve indicar, na folha de rosto, se está encaminhando para apresentação oral ou pôster, identificando o eixo em que se enquadra o trabalho. Os eixos, em número de seis (6) são: Gestão em Saúde; Avaliação econômica em Saúde; Equidade e desigualdades em Saúde; Estado, mercado e regulação em Saúde; Financiamento e gasto em Saúde; Aspectos gerais da Economia da Saúde. Esses eixos correspondem às áreas temáticas adotadas pela Biblioteca Virtual em Saúde – Economia da Saúde (BVS-ECOS). A descrição dos eixos pode ser vista abaixo.

O proponente deve encaminhar o resumo sem identificação do autor.

Os resumos serão encaminhados via internet, para abressaude@gmail.com.

O envio dos resumos dos trabalhos deve ser feito entre 15 de maio e 15 de junho de 2016. O resumo deve ser conciso (máximo de 500 palavras ou 3.000 caracteres), devendo conter: Justificativa, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, papel A4 (297mm altura por 210mm largura) e margens direita, esquerda, superior e inferior de 3 cm. Tanto no título como no nome dos autores somente a primeira letra deve ser feita em caixa alta (exceto para preposição e conectivos, que devem ser escritos em caixa baixa).

Será aceito apenas um resumo de trabalho / poster por congressista, como autor principal, podendo haver ainda mais um trabalho / poster em coautoria. Nos casos de trabalhos em coautoria, o nome do apresentador do trabalho deverá ser destacado em negrito, sublinhado, na lista de autores. O cumprimento deste quesito será controlado pela ordem de chegada dos trabalhos e/ou pôsteres.

A versão completa dos trabalhos e dos pôsteres, cujos resumos forem aceitos pela Comissão Cientifica, deverá ser enviada até o dia 30 de julho de 2016. Somente os trabalhos enviados em versão completa serão considerados para apresentação oral, bem como para a exposição na forma de pôster.

 

 

4 – Eixos temáticos e Comissão Científica

 

Eixos

 

A.   Gestão em Saúde

Experiências e/ou proposições de intervenções relacionadas à gestão pública ou privada em saúde; Políticas públicas de regulação; Regulação de sistemas de atenção à saúde; Regulação de preços, de profissionais, de estabelecimentos; contratualização;  Redes de atenção à saúde; Relações federativas e sistema de saúde; Regionalização do sistema de saúde; Intersetorialidade; Judicialização da saúde; Controle público da gestão em saúde; Promoção da saúde; Pol&iacu te;tica de saúde; Reforma dos serviços de saúde; Sistema Único de Saúde (SUS).

 

B.   Avaliação econômica em Saúde

Metodologias e estudos para orientar a aplicação de métodos de avaliação; metodologias para apuração de custos ou para análise de custo-efetividade; avaliação e incorporação de tecnologias de saúde (processos, medicamentos, equipamentos, materiais); avaliação de processos, de políticas, programas e ações de saúde.

 

C.   Equidade e desigualdades em Saúde

Desigualdades em necessidades e condições de saúde (regionais, raciais, de gênero etc.); Equidade na provisão de ações e serviços de saúde; Desigualdades na distribuição de recursos em saúde (físicos, financeiros, humanos, tecnológicos etc.).

 

D.   Estado, mercado e regulação em Saúde

Recursos humanos em saúde; Sistemas de Saúde; Economia e organizações em saúde; Necessidades e demandas de serviços de saúde; Setor de assistência à saúde; Regulação e fiscalização em saúde; Saúde suplementar; Inovação e mudança organizacional; Medicamentos genéricos; Preço de medicamentos; Prescrições de medicamentos; Participação social.

 

E.    Financiamento e gasto em Saúde

Gastos com saúde, públicos e/ou privados; análise da alocação de recursos; critérios para alocação de recursos; fontes de financiamento; necessidades de financiamento; desigualdades inter-regionais do gasto com saúde; desigualdades do gasto entre grupos de renda/classes sociais.

 

F.    Aspectos gerais da Economia em Saúde

Metas da política de saúde; Oferta, demanda e mercado em saúde; Crescimento econômico, Desenvolvimento social e saúde; Determinantes socioeconômicos da saúde; Indicadores econômicos e sociais; Conceitos – chave em economia para análise de saúde e de cuidados de saúde (procedimentos em saúde e análise da tendência epidemiológica); Intersecções entre saúde, qualidade de vida e desenvolvimento; Mudanças demográficas e epidemiológicas; Complexo industrial da saúde; Inovação e tecnologia em saúde; Desenvolvimento científico e tecnológico em saúde; Sistemas de proteção social; Reforma tributária; Macroe conomia da saúde; Efeitos das políticas macroeconômicas sobre a saúde da população.

 

Comissão Científica:

1 – Gestão em Saúde: Maria Elizabeth Diniz Barros (ABrES) e Marília Louvison (APS)

2 – Avaliação econômica em Saúde: Fernando Gusmão Filho (IMIP) e Sebastião Antônio Loureiro de Souza (UFBA).

3 – Equidade e desigualdades em Saúde: Jane Mary Guimarães (UFBA) e Erika Aragão (UFBA).

4 – Estado, mercado e regulação: Rodrigo Mendes (ABrES) e Fabíola Sulpino (IPEA)

5 – Financiamento e gasto em Saúde: Áquilas Mendes (PUC- SP e FSP) e Sérgio Francisco Piola (ABrES).

6 – Aspectos gerais da Economia da Saúde: Rosa Maria Marques (PUCSP) e Fernando José Pires de Souza (UFC).

Fonte: ABRES

Postado por: Brenno Soares

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s