Câmara de Fortaleza aprova intervenções na Praça Portugal

Aprovação ocorreu em primeira discussão com 22 votos favoráveis.
Projeto estabelece redução da praça para criar nova faixa de trânsito.

praça portugal  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Praça Portugal (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

 

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira (7) o projeto de intervenção na Praça Portugal, no Bairro Aldeota. A aprovação do projeto do executivo municipal ocorreu em primeira discussão e teve 22 votos favoráveis. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a intervenção tem como objetivo melhorar o tráfego entre as Avenidas Santos Dumont e Dom Luís, e dar mais eficácia ao fluxo de veículos e demais modais na localidade.

O projeto contempla a mensagem 11/2016, que altera a lei 10.127/2014, e estabelece a implantação da nova configuração do sistema viário e áreas verdes destinadas às praças públicas no entorno da confluência entre a Av. Santos Dummont e a Av. Dom Luís.

Uma das mudanças estabelecidas no projeto é a redução do raio da praça em quatro metros, o que permitira uma terceira faixa para os veículos que trafegam na rotatória da praça. Em outubro de 2015, a prefeitura anunciou que desistiu do projeto original, que previa a demolição da praça como rotatória.

O vereador João Alfredo (PSOL) destacou que o projeto ainda não possui um estudo de tráfego, que comprove a real necessidade da intervenção na área. Outro questionamento levantado pelo parlamentar foi quanto ao financiamento do projeto. “Até agora não foi informado quem vai financiar. A informação é de que seria feito pelo processo de adoção de praças, mas nós sabemos que a intervenção se trata de uma obra de construção civil, portanto que terá um custo elevado.”, destacou.

‘Adoção’ da praça
A Prefeitura de Fortaleza pretende iniciar a reforma da Praça Portugal ainda em abril, mas esse prazo pode ser maior, já que a intenção é de que a praça seja adotada pela iniciativa privada, que deverá bancar os custos da obra.

A prefeitura afirma ainda que a praça será colocada “à adoção” para que a iniciativa privada possa custear até 70% dos custos.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/04/camara-de-fortaleza-aprova-intervencoes-na-praca-portugal.html

Postado por: Brenno Soares

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s