Terminal da Parangaba recebe 50 bicicletas compartilhadas em maio

Usuário terá direito a usar a bicicleta por até 14 horas.
Utilização será gratuita por meio do Bilhete Único.

Em Fortaleza, a primeira etapa do novo sistema de bicicletas integradas ao transporte público, chamado Bicicleta Integrada, terá início pelo Terminal da Parangaba. Com previsão de implantação em maio, o terminal vai receber uma estação de bicicletas compartilhadas, em caráter experimental, com 50 bicicletas no total, além de 15 paraciclos, que correspondem a 30 vagas para bicicletas. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Fortaleza na manhã desta quinta-feira (24).

A empresa Serttel venceu a chamada pública para implantar, operar e dar manutenção ao sistema, enquanto o Grupo Marquise vai patrocinar a primeira etapa. A administração municipal ressalta que, da mesma forma como ocorre com o Bicicletar, a prefeitura não terá ônus financeiro com o projeto.

Utilização
O usuário deve realizar o cadastro de adesão do Bilhete Único Fortaleza para que a utilização das bicicletas compartilhadas seja gratuita. Não haverá taxa de adesão para a utilização do sistema.

Primeira etapa do Bicicleta Integrada está prevista para iniciar em maio (Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza)Primeira etapa do Bicicleta Integrada está prevista para iniciar em maio (Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza)

O uso desse benefício pode ser aproveitado de forma ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo, a ser determinado, entre cada uso.

O tempo de posse que o usuário terá direito à bicicleta será de 14 horas, possibilitando o pernoite com a bicicleta do sistema ou permanência com o equipamento no local de trabalho e devolução após o expediente.

O novo sistema funcionará todos os dias da semana, de 5h a 0h para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. As bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras poderão ser devolvidas até às 9h da segunda-feira subsequente, sem que haja penalidade para o usuário. A mesma regra vale para feriados.

Expansão
O terminal da Parangaba é o terceiro dos sete terminais da cidade com maior fluxo de passageiros, por onde passam mais de 188 mil pessoas, por dia, em cerca de 369 ônibus distribuídos em 57 linhas.

Após esta fase inicial, a prefeitura diz que a expansão do novo sistema deverá considerar áreas que potencializem a integração com o sistema de transporte público, com foco nos pontos de paradas de ônibus com maiores demandas e por onde haja grande fluxo de pessoas, além da proximidade com infraestruturas cicloviárias, como ciclovias.

A localização das estações será orientada pelo estudo de planejamento realizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que, dimensionou mais oito alternativas de pontos a receberem as próximas estações: os terminais do Papicu, Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana, Conjunto Ceará e Lagoa, além dos terminais abertos da Praça Coração de Jesus e da Praça da Estação, ambos localizados no Centro.

Prefeitura de Fortaleza dimensionou mais oito alternativas de pontos a receberem as próximas estações (Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza)
Fonte: G1 Ceará.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s